O Vice-Prefeito Amarildo Melo (PSD), esteve reunido na tarde de sexta-feira, dia 18/10, no Plenário da Câmara Municipal de Brasileira, com o Senador Wellington Dias, Deputado Federal Assis Carvalho (PT) e com os Deputados Estaduais do PT João de Deus e Rejane Dias, atendendo ao convite do Presidente Municipal do Partido dos Trabalhadores Nilson Penafiel Diniz.
O encontro que faz parte da visita do Senador Wellington Dias por várias cidades da região Norte do Piauí, também contou com a presença do Presidente da Câmara Silvino Ribeiro (PSD), Vereadores: Nelson Meneses (PSD), Irineu Neto (PSB), Irmão Afonso (PSB) e Alan Juciê (PSD), Secretários Rodolfo Veras, Genivaldo Meneses e Alenildo Melo e populares que prestigiaram a visita da caravana petista.
O Vice-Prefeito Amarildo Melo, que na ocasião, representava a Prefeita Paula Araujo, que no momento estava na cidade de Parnaíba sendo homenageada em evento organizado pelo governo do Estado, cumprimentou à todos e aproveitou a ocasião para fazer várias cobranças ao Senador e demais parlamentares presentes como a execução do Programa Luz para Todos que foi interrompido e sem ter nenhuma resposta para a população que cobra o beneficio na zona rural de Brasileira.
Melo ainda cobrou a finalização do estádio que foi iniciado na gestão de Wellington Dias quando era governador. ?Aproveito a ocasião para externar alguns dos problemas da cidade, que o município vem enfrentando nesse inicio de gestão. Todo município 0.6 hoje eles correm risco muito grande de entrar em falência. O que estamos fazendo é praticamente o dever de casa, que é o pagamento do servidor, limpeza pública, manutenção do setor da saúde e educação e pedimos aos senhores que estão próximos á Presidente Dilma que intercedessem por todos nós?.
Amarildo Melo informou ainda aos presentes que um dos maiores problemas enfrentados pelo município de Brasileira é a questão do INSS, que vem barrando muitas ações da administração, onde o pagamento dessas parcelas deve ser honrado e se isso não acontecer os repasses do FPM (Fundo de Participação do Município) passam pelo transtorno do bloqueio. ?Gostaríamos, Senador Wellington, que fizesse forças para tentar fazer essa redução dos valores do INSS?, disse Amarildo que citou ainda a vinda dos recursos dos royalties do petróleo e o aumento do coeficiente do município, investidas que darão um enorme impulso na gestão pública de Brasileira.
O Senador Wellington Dias, durante seu pronunciamento citou a reivindicação das lideranças sobre o Programa Luz para Todos, explicando que a paralisação se deve por conta de uma ação do IPHAN (Instituto de Patrimônio Histórico Nacional), que exigiu um arqueólogo em todos os locais onde seriam aplicados os programas e isso gerou um enorme custo e a Eletrobrás está tendo que repactuar.
?Numa reunião em que participei junto com nossa bancada em Brasília-DF, com a presença do Presidente da Eletrobrás do Piauí e o Ministério de Minas e Energia, a nossa Presidenta Dilma autorizou verbas na ordem de mais de 260 milhões de reais para conclusão do programa ate dezembro de 2014 e Brasileira está inserida neste cronograma, mas adianto que aqui temos que fazer nova licitação pra retomar a obra?, disse o Senador.
Wellington Dias citou também a distribuição de milho que está sendo retomada pela CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento ), bem como os projetos que visam amenizar a seca como p Água para Todos e Seguro Safra e Bolsa Estiagem que vem beneficiando milhares de famílias, comunidades que sofrem com a estiagem e agricultores.
?Nós temos esse compromisso com o Piauí e Brasileira também terá nosso apoio, vamos imediatamente interceder junto aos órgãos competentes às solicitações aqui feitas pelo Vice-Prefeito Amarildo e pelos nossos Vereadores e contem conosco sempre?, finalizou Wellington Dias que ainda participou de uma segunda reunião no Gabinete do Presidente da Câmara Silvino Ribeiro, ouvindo outras reivindicações da bancada de governo da Prefeita Paula Araujo.
O Senador Wellington Dias durante o encontro falou ainda sobre a previsão de entrega da Barragem do Tinguis, onde boa parte de sua localização fica no município de Brasileira, atendendo aos questionamentos dos presentes sobre esta importante obra e os motivos de tanto atraso para a sua finalização, que vem se arrastando ao longo de muitos anos. Wellington Dias, afirmou que recursos financeiros existem e que estão à disposição da empresa responsável pela obra.
?Fui governador e a gente sentia as dificuldades de fazer andar que era a barragem do Tinguis e hoje depende só da empresa?, disse o Senador Wellington afirmando que ?tem dinheiro à disposição da empreiteira para a obra? e que por algum tempo ficou a dependência por parte de emendas no congresso que em um ano liberava e no outro parava, mas com a criação do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) foi possível a negociação no final do governo do então Presidente Lula para poder concluir a obra e consta no cronograma a entrega da barragem para o final do mês de dezembro de 2014.
ASCOM - Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Brasileira