Hoje à tarde aconteceu uma reunião entre o SINDSEMBRA (Sindicato dos Servidores em Educação Municipal de Brasileira), professores, funcionários e gestores municipais. Em pauta estava a caótica situação da educação municipal, herança da gestão anterior. Até o momento há o pagamento de julho, pagamento de dezembro e o abono férias em atraso, além de outras dívidas. A Presidente do Sindicato, professora Iracema Melo iniciou a reunião explicando os motivos da convocação dos servidores que foi justamente para ouvir explicações dos gestores municipais em relação as providências que deverão ser tomadas para resolver a situação.
Estavam presentes os representantes do SINDSEMBRA, professores, funcionários, o Secretário Municipal de Educação, professor Alenildo Melo, o Secretário Municipal de Administração, Zé Filho e o Assessor Jurídico, Dr. Carlos Douglas. O Secretário de Administração se manifestou dizendo estar solidário com a classe da educação e que acredita no entendimento e no diálogo e que sua presença na reunião mostra o compromisso em resolver a situação o mais breve possível, principalmente em responsabilizar de fato o ex ? gestor pelos desmandos cometidos através de denúncias judiciais.
O Assessor Jurídico afirmou que a dívida é impessoal, que a Prefeitura Municipal irá realizar o pagamento e que o mais importante é haver um acordo entre as partes, deixando claro que haverá denúncias contra o ex ? gestor que será responsabilizado por improbidade administrativa. Já o Secretário de Educação Alenildo Melo se disse solidário com a classe, até porque ele também é um dos prejudicados, pediu a compreensão por parte dos servidores, pois a dívida não pode ser paga de uma só vez, não há como prestar contas de gestão anterior, visto que ele pode ser responsabilizado por isso e que a justiça é quem vai determinar a forma de pagamento. Ele afirmou veementemente que fará todas as denúncias cabíveis a fim de responsabilizar os ex ? gestores pela má administração do dinheiro público, responsabilizando ? se pelo pagamento de janeiro, pois esse é de sua inteira responsabilidade.
Em resumo, os servidores terão que esperar pelo pagamento daquilo que tem direito (que será feito de forma parcelada) e que há muito tempo deveria ter sido pago, mas assim não aconteceu porque houve, no mínimo, má vontade dos ex ? gestores, pois dinheiro havia com suficiência para tal pagamento como demonstram os extratos das contas mostradas pelos atuais gestores. A indignação de todos, em especial dos servidores é a certeza da impunidade, não se acredita em nenhuma punição para quem estava no comando do município e deixou de pagar os trabalhadores...
Outras fotos da reunião: