Transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, a dengue é uma doença viral que se espalha rapidamente pela comunidade, onde o período de maior transmissão coincide com o verão. Isto devido aos fatores climáticos favoráveis à proliferação de seu vetor, Aedes aegypti.
A infecção pode causar vários sintomas, com quadros leves até os mais graves, como hemorragia que pode evoluir para óbito. Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (39° a 40°C) de início abrupto que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dor nas articulações, dor nos músculos, dor nos olhos, pequenas manchas vermelhas pelo corpo. Falta de apetite, náuseas e vômitos são comuns. Na fase inicial da doença pode ser difícil diferenciá-la de outras doenças febris, por isso uma consulta com um profissional de saúde é de extrema importância.
No período de diminuição da febre, geralmente entre o 3º e 7º dia da doença alguns casos irão evoluir para a recuperação e cura da doença, porém outros podem apresentar sinais de alarme, evoluindo para as formas graves da doença que inclui dor abdominal intensa e contínua, ou dor à palpação do abdômen, vômitos persistentes, sangramento de mucosas (gengiva, nariz), irritabilidade, hipotensão postural, dentre outros.
Se você ou alguém próximo apresentou alguns dos sintomas citados anteriormente, procure o serviço de saúde para que seja notificado e realizado o exame sorológico para a confirmação do caso. Evite a automedicação, mantenha o ambiente domiciliar sempre limpo, não deixe água acumulada em garrafas, pneus, vasos de plantas, deve-se trocar diariamente a água dos bebedouros dos animais domésticos, dentre outras medidas. Em Brasileira já existe casos confirmados da doença.
Combater a dengue é fácil, basta querer. A ação deve ser de todos!
Coordenação da Vigilância Epidemiológica de Brasileira – PI