A Batalha do Jenipapo ocorreu às margens do riacho de mesmo nome no dia 13 de março de 1823, a qual foi decisiva para a Independência do Brasil e consolidação do território nacional. Consistiu na luta de piauienses, maranhenses e cearenses contra as tropas do Major João José da Cunha Fidié, que era o comandante das tropas portuguesas, encarregadas de manter o norte da ex-colônia fiel à Coroa Portuguesa. Ressalta-se que os brasileiros lutaram com instrumentos simples, não com armas de guerra, não tinham experiência; ou seja, mesmo sabendo da condição de luta, eles partiram para o combate. Perderam a batalha, mas fizeram com que a tropa desviasse seu destino. Caso o Major continuasse a marchar para Oeiras, então capital, talvez não encontrasse resistência e cumpriria com seu objetivo. Foi uma das mais marcantes e sangrentas Batalhas travadas na guerra da Independência do Brasil.
Infelizmente a data é esquecida, não consta nos livros de História e poucos sabem do ocorrido, mesmo no Piauí, onde ocorreu a batalha. Mas, após alguns movimentos por parte de políticos, historiadores e da população, a data foi acrescida à bandeira do Piauí e está em curso a implantação do estudo da Batalha do Jenipapo na disciplina de História. Durante as comemorações e reflexões do dia 13 de março o município de Campo Maior faz a entrega da Medalha do Mérito Heróis do Jenipapo e o(a) Governador(a) do Piauí, a Ordem do Mérito Renascença do Piauí, oportunidade em que usa a faixa governamental.
Batalha do Jenipapo ? Resumo:
A Batalha do Jenipapo foi uma parte da Guerra da Independência do Brasil e aconteceu próximo ao Rio Jenipapo, na cidade de Campo Maior. A luta foi travada entre o Império do Brasil e o Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, sendo os principais líderes Leonardo Castelo Branco pelo Brasil e João José da Cunha Fidié pelo Reino Unido de Portugal. As forças combatentes do Império do Brasil eram formadas por 2.000 soldados e 2 canhões e as do Reino Unido de Portugal tinham 1.600 soldados e 11 canhões. A Batalha deixou muitas vítimas, sendo 200 mortos ou feridos e 542 prisioneiros do Império do Brasil e 116 mortos e 60 feridos do Reino Unido de Portugal.
Sobre a data e o acontecimento a Professora de História Dannielle Mendes afirmou:
? Nossos heróis piauienses que a 13 de março de 1823 ( BATALHA DO JENIPAPO ) entraram para a história nacional por darem seu sangue e com garra se ?desprenderam? das amarras portuguesas. Assim consolidaram a independência do Brasil. Essa data é um momento para que o Brasil reconheça a importância do Piauí na história nacional e para nós piauienses nos sentirmos orgulhosos de tal acontecimento. Eram pessoas tão do povo que ninguém nunca teve o cuidado de saber o nome de cada um deles, se se chamavam João, Pedro, Antonio ou Maria. Mas todos esses heróis anônimos precisam ser reconhecidos, da mesma forma que o Brasil necessita reconstruir sua verdadeira história?.