Uma campanha através da rede social (facebook, whatsapp e twitter) está acontecendo atualmente na cidade de Esperantina relacionada a preservação do painel “Calvário de Cristo” da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Boa Esperança.
O quadro em questão, batizado de “Calvário de Cristo” foi pintado há mais de 30 anos pelo artista João Batista Bezerra da Cruz. O painel mostra Jesus Cristo crucificado ao lado de manifestantes, sem tetos e denuncia as mazelas sociais.
Internautas estão alertando para o tombamento da obra e a sua preservação, já que é um patrimônio da cidade. O padre Evandro Alves da Silva, pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Boa Esperança, está praticamente em campanha para a retirada do referido painel, o que não tem agradado a grande maioria dos fiéis.
A obra foi pintada na gestão do padre Ladislau João da Silva em 1983 e fica no altar da igreja. Para o atual pároco de Esperantina, Evandro Alves da Silva, o quadro só trouxe “discórdia entre fiéis” e por isso está discutindo a possibilidade de retirá-lo do altar.
Padre Ladislau informou que o painel foi construído após consulta popular e a polêmica se deve a visão distorcida da espiritualidade. Segundo ele, a obra foi baseada no documento de Puebla e ao evangelho de São Mateus.
“O obra é uma referência na região e existe até em catálogos internacionais. É com base no documento de Puebla que diz que a face de Cristo se expressa nos rostos de crianças golpeada pela fome, no rosto das mulheres vítimas do machismo, no rosto dos trabalhadores sem terra e outras mazelas”, afirmou Ladislau.
Na defesa da obra, Ladislau argumenta ainda: “Não tirei de minha cabeça. É o retrato do calcário do povo de Deus. Não se pode simplesmente destruí-la. É um mosaico do que o povo pensa e um momento bastante atual. O que existe é que tem pessoas com visão distorcida da espiritualidade libertadora”.
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN ( Teresina ), esteve em Esperantina, onde na oportunidade se reuniu com representantes da igreja católico, entrevistou populares e fez um levantamento sobre a importância cultural e histórica do referido painel.
“O Calvário de Cristo Hoje” o autor desta belíssima Pintura é do Piauiense João Batista Bezerra Cruz, natural da cidade de Pedro II. O artista João Batista, retratou a realidade de como era nas décadas de 80 a 90.
Em nossa realidade o Calvário de Cristo se Expressa:
– pelas feições das crianças golpeadas pela fome.
– pelas feições dos Jovens desorientados.
– pelas feições dos camponeses explorados, sem terra, sem pão.
– feições das mulheres marginalizadas.
– pelas feições dos velhos abandonados…