Uma Audiência Pública aconteceu na manhã desta terça-feira (12), na câmara municipal de Barras. A Audiência foi requerida partir de uma matéria feita pelo portal BarrasNet, que denunciava sobre médicos que atendiam em uma clínica particular, durante seu horário de trabalho no Hospital.
A audiência teve como objetivo discutir os problemas e apontar soluções que possam melhorar o atendimento. A vereadora Emília Maciel autora do requerimento, presidiu à audiência.
Na oportunidade o secretário de saúde Dr. Antônio Carlos, mostrou alguns dados importantes sobre os investimentos realizados pelo prefeito Edílson Capote.
Investimentos e emendas que o prefeito Capote repassa para Secretaria de Saúde. O secretário falou ainda que já passou de 17 para 19 equipes de médicos nos postos de atendimentos no município.
O ex-vereador e ex-diretor do Hospital, Dr. Gilberto Lages, fez uso da palavra e deu várias sugestões de melhorias para o hospital, como um atendimento humanizado, tendo em vista que várias pessoas já reclamaram de maus tratos e falta de atenção por parte de alguns funcionários e médicos. Dr. Gilberto sugeriu também, que se buscasse um mecanismo na justiça para que o hospital atendesse apenas pacientes do município, tendo em vista que, o hospital não tem suporte para atender pessoas de outras cidades. Segundo ele nenhuma prefeitura reuni condições de manter um hospital com a grande demanda de pacientes.
Dr. Glécio Setúbal, promotor do município, disse que se existem denúncias, se população está insatisfeita, que façam reclamações, levem ao conhecimento das autoridades. ?É preciso que todos se unam, para que as autoridades competentes fiquem cientes sobre o que está acontecendo no município,? disse o promotor.
O ex-vereador Carlos Augusto Furtado, participou da Audiência, falando que a responsabilidade pela atual situação do hospital, vem sendo transferida de governo para governo, por conta da falta da exigência do cumprimento da ética e compromisso, por parte de profissionais da saúde com a população carente.
Na oportunidade do ex-vereador, assumiu a sua responsabilidade ao citar os nomes de profissionais que estão causando insatisfação por parte da população. Carlos Augusto que é Secretário de Comunicação, ressaltou ainda que é preciso dar mais importância ao trabalho dos Agentes de Saúde, pois estão mais perto do povo e sabem quais são os problemas diários dos barrenses. Carlos Augusto assumiu o compromisso de levar os nomes e as denúncias ao prefeito.
Dr. Joaquim Lucas Furtado, Secretário Municipal de Administração, aproveitou a oportunidade para falar da importância dos Agentes de Saúde bem como dos profissionais de Enfermagem, que merecem salários melhores. ?Já que se paga tão bem para esses médicos que não querem tratar gente como gente, deveriam dar melhores condições de trabalho e salários para os Agentes de Saúde, Enfermeiro e Técnicos em enfermagem,? finalizou.
A vereadora Cynara Lages, também fez denúncias sobre à omissão no atendimento a pacientes que buscam atendimento imediato. Cynara relata que um rapaz ao procurar atendimento informou que o médico disse para o mesmo que ele deveria procurar o médico do PSF. "Isso é um absurdo, o rapaz morreu a míngua, por falta de um atendimento rápido e humanizado," desabafou Cynara
A Audiência teve pontos altos com a participação popular e demais autoridades.