(LEGENDA: VISTA DO CONJUNTO DE SERRAS, MAS A DA SALINA É QUE FICA AO MEIO DA IMAGEM)
A ideia do novo prefeito de Anísio de Abreu, Isaac Ribeiro, de construir um hotel na Serra da Salina, que ganhou o nome de Hotel Pé de Serra, atraiu a reportagem do blog ao local.
Na última quinta-feira, pela manhã, estivemos lá para conhecermos a comunidade. Foi uma viagem meio hilária. Primeiro, erramos o caminho e fomos parar na localidade Baloni, já perto do Fósforo, município de Jurema, chegando na Bahia.
Lá no Baloni, cismei que havíamos errado o caminho e pedi para o Robson do Borrego parar a moto numa casa que estava com a janela entreaberta. Do terreiro, gritei: "Ô de dentro!". Nada. Gritei de novo e mais alto: "Ôôôôô de deeentro!". "Ôôôôô de fooora!", respondeu o homem meio perdendo a paciência.
Quando ele apontou na porta perguntando o que era, falei que a gente queria saber onde ficava a Serra da Salina.
Antes de responder, apareceu a mulher despenteada, perguntando também o que era. Ele nos ensinou direitinho o caminho. Tivemos que voltar, mas antes de chegarmos à casa do João Pernambuco, entramos em dois caminhos, mas sem sucesso. Tivemos vontade de desistir, mas ficamos cada vez mais encafifados. "Agora, nós vamos lá nem que a vaca tussa", disse o Robson.
Retornamos para a casa do João Pernambuco (foto), de onde nunca devíamos ter passado. No local nos informamos com umas senhoras de uma casa vizinha. Foi aí que acertamos o local. Torando maravalha nos peitos pela trilha, conseguimos subir até o topo, mas como a mata está verde e alta não conseguimos avistar a cidade do Bonfim e Várzea Branca, mas lá de cima a vista é muito bonita.
Na descida quase nos perdemos. Fiquei meio aperreado porque não tínhamos água e ainda andava com o meu sobrinho Robson (que não tinha nada a ver com minha aventura), mas marquei um rumo no meio da mapa e fomos sair na roça do João Pernambuco. Apesar da canseira, a viagem ou passeio valeu muito a pena!
É importante frisar que o hotel será construído na encosta e não no topo da serra. Ele foi idealizado para desenvolver o turismo local, regional, nacional e internacional, uma vez que a cidade fica no meio do corredor ecológico entre os parques Nacionais da Serra da Capivara e Serra das Confusões.
A ideia já tem projeto arquitetônico pronto e os recursos serão oriundos de um convênio envolvendo a prefeitura de Anísio de Abreu, Governo Federal e a Itália.
LEGENDA: As fotos mostram as belezas naturais da região da Serra da Salina, em Anísio de Abreu. A primeira foto é uma florzinha de uma planta conhecida como "Rabo de Raposa". A última foto é a vista que temos de Anísio de Abreu da parte de baixo da Serra da Salina.