Fiz a cobertura da Festa do Vaqueiro, no último dia 25, no município de Jurema, que fica no corredor ecológico dos parques da Serra da Capivara e da Serra das Confusões. A festa foi muito bonita, contou com muitos aboios e cantorias e fez parte dos festejos de Nossa Senhora do Perpétuo do Socorro, que é a padroeira local.
O vaqueiro é o profissional que mais sofre por fazer um trabalho árduo na caatinga, em meio às unhas de gatos e outras árvores espinheiras, na busca pelos animais das fazendas. O vaqueiro da região hoje é liderado pelo Tio Miguel, que foi o pioneiro na realização dessas festas. Depois da passeata, foi realizada a missa do vaqueiro e servido um jantar para todos os vaqueiros da região e visitantes no Mercado Comunitário.
A animação do evento foi feita pelo radialista Kari Ramos, que além de meu primo, é um grande amigo. Ele tem larga experiência nesta área. Em Itu, São Paulo, foi comunicador de um programa de TV voltado para as festas de rodeios. Antes disso, foi dono de salões de beleza no Centro de São de Paulo e no Rio de Janeiro. Ele está afastado da profissão, mas encaminhou os irmãos que hoje comandam vários salões de beleza da "Família Ramos" na capital paulista.
A festa do vaqueiro de Jurema voltou a ser um grande evento da comunidade e uma das maiores festas populares por causa da visão empreendedora do Kari Ramos e do apoio do Prefeito Chico do PT. A deputada Flora Izabel, do PT, prestigiou o evento e participou da Missa do Vaqueiro a convite do Kari Ramos.
O Kari Ramos vai realizar no dia 5 de agosto a Festa do Vaqueiro do povoado Caldeirãozinho, que deverá reunir mais de 400 vaqueiros da região, incluindo Bonfim, Caracol e Várzea Branca. Este evento é organizado e patrocinado pela Família Ramos, que, por uma tradição, não aceita ajuda financeira de quem quer que seja para a festa.