Um fato inédito acaba de acontecer em Anísio de Abreu. Pela primeira vez em sua história, a cidade ganhou uma Secretaria Municipal de Cultura, que tem como secretária Maria Aparecida Dias, mulher do presidente do PT no município, Joel Dias. A nova secretária era chefe de gabinete do ex-prefeito Gustão. Mas com a ascensão do vereador Virgilio Siqueira ao cargo, ela havia ficado de fora do primeiro escalão até esta sexta-feira.
Uma das primeiras medidas da pasta deverá ser a criação de uma política de cultura voltada principalmente para os jovens talentos nas diversas áreas, que estão sem oportunidades no município. Os jovens de Anísio de Abreu estão desamparados. Falando uma linguagem bem clara: a juventude não têm onde se divertir mais e não há sequer um local onde os talentos possam se expressar e mostrar seus valores nas áreas da música, das artes plásticas, da poesia, da literatura, etc e tal. E mais, onde estão os espaços para os artesãos e produtores culturais?
As pessoas dizem que os espaços culturais da cidade hoje se resumem a duas ou três churrascarias e ao Calçadão, onde as pessoas vão mais para comer e tomar uma bebida. Está faltando interação e troca de experiências entre os jovens e também entre todos os moradores adultos. É preciso haver uma preocupação com os debates, por exemplo, o que estimula as pessoas a exercitarem a criatividade.
É importante lembrar que os jovens do sexo masculino têm entretenimento e uma integração muito maior, principalmente por causa da ambientação criada em torno do campeonato de futebol que é muito forte na cidade, mas as jovens não têm a mesma oportunidade, restando a elas um certo desânimo e uma rotina meio sem graça, sem vivacidade.
E os projetos culturais para Anísio de Abreu? Ah, estes terão de existir; e esta secretaria deverá se encarregar disso. Buscar recursos para este setor fora do município será sua maior missão.
Desejo boa sorte e torço para que a pasta dê muito certo.
Quer fazer seus comentários e dar sugestões use o e-mail: [email protected]