A escultura do tamamduá que fica na pista de acesso à cidade de Anísio de Abreu vai ser removida do local. Com isso, o obra de arte será colocada no trevo logo após o conjunto habitacional Ribeirão, na mesma pista, próximo do posto 100. A remoção será feita com o acampanhamento do artista plástico que construiu a estátua, através de guincho de uma mineradora que atua na região de Caracol e Angico dos Dias, na Bahia.
No local onde fica a escultura do tamanduá já funciona uma acedemia para idosos e demais moradores que desejam se exercitar. Isso chegou a gerar polêmica na Câmara de Vereadores (diziam que a escultura foi coberta pelos aparelhos de musculação), mas os ânimos foram acalmados depois que a prefeitura explicou que a estátua será removida para um local com melhor visibilidade, inclusive para as pessoas que transitam na direção de Caracol e Jurema sem passar pelo centro de Anísio de Abreu.
A estátua faz uma homenagem a Anísio de Abreu, lembrando que antes de virar município, o local era conhecido como Tamanduá. O nome Tamanduá remonta ao período imperial quando na região havia uma presença muito forte de tropeiros. Contam que foram os tropeiros que batizaram o antigo povoado desta forma. O nome atual foi dado em homenagem ao ex-governador do Piauí Anísio de Abreu.