Conhecer a educação do município de Amarante foi o objetivo do projeto dos alunos do curso de Pedagogia da UESPI, bloco V, intitulado ?Um olhar sobre Amarante?. O tema, por ser complexo, implicou na discussão de outros assuntos como economia, saúde e cultura. O evento aconteceu ontem à noite na câmara municipal, por volta das 20h00min sob a coordenação da Professora Sônia Maria.
Inicialmente, Emília da Paixão Costa, Bizinha, esboçou a cultura de Amarante, das origens aos dias atuais, enfocando personagens que fizeram história e são referência cultural para o município. A palestrante parabenizou os alunos da UESPI pela iniciativa do trabalho por fortemente reacender a cultura amarantina.
O vereador convidado, José Pereira, tratou da economia do município a partir da agricultura familiar e também das linhas de crédito como melhoramento da vida dos produtores rurais. O vereador citou também a importância da parceria entre a Secretaria Municipal de Agricultura, Emater e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Amarante no acompanhamento das atividades do homem do campo. José Pereira falou ainda sobre os avanços relativos à distribuição de terras, ao reconhecimento do direito à aposentadoria aos agricultores e também do progresso que permitiu a chegada do ensino educacional e do PSF à zona rural.
Para tratar sobre os avanços da educação foi convidado o Secretário de Educação Dr. João Luís que discorreu sobre a distribuição dos recursos da educação municipal oriundos do PNDE, PNAE e PDDE. O Secretário, num breve histórico, explicou como se deu a introdução da escola pública em Amarante ao tempo em que mencionou a relevância de antigas instituições de ensino como a CNEC, Campanha Nacional de Escolas da Comunidade que foi referência na formação de alunos.
?Com este projeto, queremos entender como se dá a aplicação de recursos na educação que faz com que ela evolua de forma diferente em municípios que têm características semelhantes em recursos e população?, afirma Ricardina da Silva, aluna do curso.
CONFIRA: