Que não dá para fazer um omelete sem quebrar os ovos, disso os amarantinos já sabem. Agora, que a empresa responsável pela implantação do serviço de esgoto do município, apesar dos benefícios feitos, iria deixar as ruas de Amarante em péssimas condições e intrafegáveis em alguns pontos da cidade, por isso ninguém esperava. Um exemplo é a cratera que se forma dia a dia na rua Coronel Borges, a pouco mais de 50 metros da Prefeitura Municipal de Amarante.
Os responsáveis pela obra não foram encontrados, por estarem em recesso.
As queixas são constantes: ruas empoeiradas, desnível nos calçamentos, pedras se desprendendo com facilidade, calçadas de muitas residências sendo quebradas e sem conserto, etc. O calçamento já era de má qualidade; com as obras, piorou bastante.
As parcerias para a realização da obra parecem se constituir apenas para declaração de paternidade. Enquanto não termina o recesso os amarantinos e visitantes sofrem com a situação. Fica a seguinte colocação: em meio as parcerias, declarar à imprensa do Piauí que é o pai da obra para a obtenção de méritos ou favorecimentos políticos é fácil; pelo visto, difícil está sendo assumir o conserto dos danos provocados, que muito atormentam aos amarantinos.
O projeto de esgotamento sanitário, que é parte do Programa de Revitalização das Bacias Hidrográficas dos Rios São Francisco e Parnaíba, está sendo executado pela Codevasf em parceria com o governo do estado e as prefeituras. O valor total do investimento é de R$ 13.125.895.27.
OBRAS DE ESGOTOS DO MUNICÍPIO DEIXAM RUAS DE AMARANTE INTRAFEGÁVEIS