Nessa quinta-feira (23), membros da Ordem dos Advogados do Brasil ? Seccional Piauí estiveram em Amarante para a primeira das três inaugurações de salas previstas para o dia. Como tem feito em várias cidades do estado, a OAB-PI homenageou um importante advogado local com a nomeação da sala.
Em Amarante, a família de Galeno Ribeiro Gonçalves, advogado falecido em 1982, recebeu com alegria e satisfação a nomeação. O homenageado exerceu diversas atividades em várias cidades, com destaque para atuação em sua terra natal, Amarante, onde foi advogado de ofício da Prefeitura Municipal, além de ter atuado na comarca de Regeneraçao.
A viúva do advogado, Elda Ribeiro Gonçalves, falou do orgulho de ver o nome do ex-marido na entrada da sala, que, segundo ela, participou ativamente dos movimentos sociais, culturais e religiosos da cidade. ?Ele era um homem muito alegre, simples, e comunicativo. Eu e os demais membros da família estamos muito felizes com essa homenagem.?
O presidente do fórum local, Netanias Batista de Moura, agradeceu a visita dos advogados e ressaltou que eles sempre foram bem-vindos aquele local. Sobre a sala, ele lembrou que o espaço físico e equipamentos já existiam, mas com a ação do tempo, se desgastaram. ?Essa nova estrutura vem, portanto, em um bom momento. Espero que todos os equipamentos sejam zelados e conservados. De antemão, adianto que serei o primeiro vigia desta sala?, brincou.
Para o presidente da OAB-PI, Sigifroi Moreno, essas inaugurações possuem duas finalidades. Primeiro, a de proporcionar um espaço condigno para os advogados trabalharem, com estrutura adequada e equipamentos modernos. Segundo, a oportunidade de homenagear um importante nome da advocacia local, como forma de eternizar suas práticas em defesa da sociedade. ?Buscamos nomes de advogados que deixaram como legado uma boa imagem para a advocacia e para a cidade, como aqui em Amarante, onde nos foi concedida a honra de batizar a sala com o nome de Galeno Ribeiro Gonçalves?.
Texto: OAB-PI