Aconteceu hoje (13), no Museu Odilon Nunes, a Plenária Municipal de Saúde. O evento reuniu a sociedade civil, profissionais em saúde e representantes de instituições públicas municipais. A abertura do evento, feita por Tiago Nogueira, secretário municipal de saúde, se deu às 08h30min.
Tiago, em sua fala, tratou da importância das plenárias e conferências e dos seus efeitos que delineiam os rumos da saúde no Brasil. ?A saúde, por fazer parte de um dos setores mais dinâmicos que temos, precisa ser atualizada diariamente. Aqui, em Amarante, convivemos com esta realidade, no entanto com o atual quadro de necessidades, temos a convicção que somente podemos fazer saúde com o apoio da população?.
A plenária teve duas palestras: a primeira, proferida por Elinete Brandão ? coordenadora da Atenção Básica, trouxe o tema: ?Todos Usam o SUS! SUS na seguridade social, política pública, patrimônio do povo brasileiro; e a segunda, proferida por Paulo Rodrigues, médico urgentista, trouxe o tema ?Financiamentos do SUS?
As propostas foram discutidas em grupos distintos e inseridas no relatório final que será apresentado na Conferência Estadual de 2011 em outubro.
Um dos nossos propósitos é estar trazendo à população a informação de que o SUS é um patrimônio brasileiro e que, como tal, é composto de direitos e também de deveres, cujo acesso e acolhimento são ainda um desafio para o Sistema. Não basta somente lembrarmos dos direitos; para que o SUS atinja o seu firme propósito é necessária a integração desses profissionais e uma gestão participativa, disse Elinete.
Em junho de 2009 aconteceu a IV Conferência Municipal de Saúde, oportunidade em que foram elencadas diversas necessidades do município, cujas ações ainda não foram submetidas à Conferência Nacional, razão pela qual fez-se necessária a realização da plenária este ano objetivando a atualização do quadro de prioridades e indicação de novos delegados para a Conferência Estadual.
PLENÁRIA MUNICIPAL DE SAÚDE
{albCodigo=3689}