Luís Alberto dos Santos Soares, também conhecido por Bebeto Soares, nasceu no dia 27 de janeiro de 1953, na cidade de Amarante (PI). É filho do casal Joaquim Soares de Sousa (falecido) e Luisa Santos Sousa. Casou-se no dia 28 de agosto de 1981, com a maranhense (de Colinas-MA), professora Elza Feitosa da Silva Soares, funcionária pública do Estado do Piauí (aposentada). Do matrimônio, talentosas filhas: Elziane, residindo em Fortaleza (CE) e Loiane, em Campinas (SP), e um filho, Luciano, falecido em 13.10.2003.
Bebeto Soares tem o Ensino Médio e é portador de pequenos cursos. Exerce a função de comunicador há mais de trinta anos. Foi propagandista comercial e político em Amarante; prestou serviços em órgãos de comunicação do Piauí e de outros Estados, exercendo a função de apresentador, correspondente e repórter; em sua trajetória de vida profissional, foi gerente e empresário das extintas bandas ?Os Geniais? e ?Aquárius de Amarante?; um dos fundadores do Teatro Nasi Castro, participando sempre de sua diretoria; ajudou a formar times juvenis de futebol em Amarante; candidato a vereador de Amarante por duas legislaturas; companheiro do professor Virgílio Queiroz desde a sua adolescência em trabalhos culturais e jornalísticos; assessor de comunicação da Prefeitura Municipal de Amarante (2º governo de Dr. Miranda); auxiliou o professor Virgílio Queiroz nos seus oito anos como Secretário de Cultura do município de Amarante, nos dois mandatos administrativos de Dr. Miranda.
Em julho de 2006, através de concurso, tornou-se funcionário da Prefeitura Municipal de Amarante. Bebeto Soares, sempre convidado para eventos promovidos pela Academia de Letras do Médio Parnaíba, aprecia fazer registros de acontecimentos e passagens marcantes dos amarantinos, o que resultou no lançamento do seu primeiro livro em 08 de outubro de 2011, intitulado ?AMARANTE, PERSONALIDADES E FATOS MARCANTES?.