TENDO EM VISTA QUE NO PRÓXIMO DIA 12 DE OUTUBRO ALTOS COMPLETARÁ 89 ANOS. ACOMPANHE A SÍNTESE DOS PRINCIPAIS MOMENTOS HISTÓRICOS DA NOSSA QUERIDA ALTOS.
FORMAÇÃO DO MUNICÍPIO DE ALTOS INICIO-SE DE FAZENDA, ASSIM QUASE TODAS AS CIDADES PIAUIENSES
"A GRANDE SECA QUE ASSOLOU O NORDESTE DE 1790 A 1794, DEVASTOU OS REBANHOS DOS SERTÕES. QUANDO A TERRÍVEL SECA FINDOU, NO CEARÁ HAVIA TAMANHA FALTA DE GADO QUE FOI NECESSÁRIO MANDAR BUSCAR ALGUNS REBANHOS NO PIAUÍ, ONDE A SECA NÃO FORA TÃO FORTE, A FIM DE SE REINICIAR A CRIAÇÃO.
(...)
DURANTE E APÓS A GRANDE SECA, MUITAS FAMÍLIAS, PRINCIPALMENTE DO CEARÁ, DEIXARAM SUAS TERRAS E PARTIRAM EM BUSCA DE LUGARES ONDE AS CONDIÇÕES CLIMÁTICAS ERAM MELHORES E MUITAS DELAS VIERAM A FIXAR-SE NO PIAUÍ. POSSIVELMENTE A FAMÍLIA DE JOÃO DE PAIVA FOI UMA DELAS, POIS CHEGOU AQUI, ONDE HOJE É A CIDADE DE ALTOS, POR VOLTA DE 1.800, SEIS ANOS DEPOIS DA SECA
AQUI CHEGANDO, JOÃO DE PAIVA SE ESTABELECEU COM SUA FAMÍLIA E DEDICOU-SE À CRIAÇÃO DE GADO E À LAVOURA, NOS LUGARES CHAMADOS ALTO DA CASA NOVA, ALTO FRANCO E ALTO DE JOÃO DE PAIVA"(1).
"CASOU-SE COM RAIMUNDA MARIA DE JESUS, TENDO OS FILHOS JOÃO DE PAIVA DE OLIVEIRA FILHO, RAIMUNDA DE PAIVA OLIVEIRA E RAIMUNDA MARIA DE JESUS".
"COMO O BRASIL OCUPA VASTA EXTENSÃO TERRITORIAL, EM DIVERSOS CLIMAS, AS HABITAÇÕES BRASILEIRAS PERTENCEM A MUITOS TIPOS. NO NORDESTE AS CASAS MAIS BEM ADAPTADAS AO NOSSO CLIMA SÃO AS DE TAIPA, COBERTAS DE PALHA. FOI O TIPO DE HABITAÇÃO CONSTRUÍDO POR JOÃO DE PAIVA AO ESTABELECER MORADIA NO LUGAR. ESTA CASA SE LOCALIZOU À RUA DA CADEIA VELHA".
EM 1835 ALTOS ERA PARTE DO MUNICÍPIO DE CAMPO MAIOR E, EM 03 DE JANEIRO DE 1840 SURGE LEI QUE TORNA NOSSA TERRA PARTE DO MUNICÍPIO DE MARVÃO (ATUAL MUNICÍPIO DE CASTELO).
PELO FIM DO SÉCULO XIX ATÉ AS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO XX, "MUITAS FAMÍLIAS VIERAM DE OUTROS MUNICÍPIOS E FIXARAM RESIDÊNCIA AQUI".
EM 20 DE SETEMBRO DE 1891, "O CAPITÃO FRANCISCO RAULINO DA SILVA AQUI SE ESTABELECEU COM A PRIMEIRA LOJA DE TECIDOS E OUTRAS MERCADORIAS, INICIANDO TAMBÉM A COMPRA DE GENÊROS DE EXPORTAÇÃO. DEPOIS VIERAM OUTROS QUE SE ESTABELECERAM COM CASAS COMERCIAIS, FAZENDO-LHES CONCORRÊNCIA.
NAQUELA ÉPOCA O POVOADO CONTAVA APENAS NOVE CASAS, TODAS COBERTAS DE PALHA.
(...)
NA MESMA ÉPOCA FOI TAMBÉM CONSTRUÍDO UM AÇUDE, AINDA EXISTENTE, SOB A ORIENTAÇÃO DO ENGENHEIRO TENENTE-CORONEL MANOEL DA COSTA TEIXEIRA.
A PRIMEIRA CASA DE TELHA DE ALTOS FOI CONSTRUÍDA EM 1892 E PERTENCEU A FRANCISCO RAULINO DA SILVA. A AGÊNCIA POSTAL FOI INSTALADA EM 1896, POR ATO DE 04 DE FEVEREIRO, DO DIRETOR-GERAL E. A. VICTORIO DA COSTA, SENDO NOMEADO PARA O CARGO DE AGENTE O CAPITÃO LUDGERO RAULINO DA SILVA.
O POVOADO FOI ELEVADO À CATEGORIA DE VILA EM 18 DE JULHO DE 1922 E PASSOU A DENOMINAR-SE VILA DE SÃO JOSÉ DOS ALTOS DE JOÃO DE PAIVA, EM HOMENAGEM AO PADROEIRO DO LUGAR E AO FUNDADOR DA VILA. NO MESMO ANO FOI CRIADO O MUNICÍPIO E A SEDE PASSOU A SER A VILA, COM O NOME SIMPLIFICADO DE ALTOS. NA ÉPOCA ERA GOVERNADOR O DR. JOÃO LUÍS FERREIRA. A INSTALAÇÃO DO MUNICÍPIO SÓ SE VERIFICOU A 12 DE OUTUBRO DO MESMO ANO, DAÍ A DATA DO ANIVERSÁRIO DA CIDADE SER COMEMORADA NESTE DIA. NO MESMO ANO FOI CRIADA TAMBÉM A COMARCA DE ALTOS".
AS MAIS ANTIGAS FAMÍLIAS ALTOENSES SÃO: PAIVA OLIVEIRA; SARAIVA BARBOSA; RAULINO DA SILVA; SOARES DA SILVA; FERREIRA DE SOUSA; PORTO VIANA; PESTANA DE MELO; CRAVEIRO DA COSTA; CLETO; LEMOS; CAVALCANTE; ALMEIDA E OUTRAS QUE VIERAM DEPOIS PARA COMPOR A GRANDE FAMÍLIA ALTOENSE!
"DEVIDO AO SEU GRAU DE PROXIMIDADE COM A ATIVIDADE AGRÍCOLA A FAMÍLIA PAIVA, APESAR DE SEU PIONEIRISMO, NÃO ERA VOCACIONADA À POLÍTICA E AOS POUCOS FOI PERDENDO ESPAÇO NA ADMINISTRAÇÃO DOS DESTINOS DO MUNICÍPIO, AO PONTO DE HOJE POSSUIR APENAS 36 HECTARES DE TERRA NO LUGAR DENOMINADO "BAIXÃO DOS PAIVA".
"O ESPAÇO PERDIDO PELOS PAIVA PASSOU A SER DISPUTADO PELOS RAULINO E BARBOSA, AO LONGO DE GERAÇÕES. SÓ PARA SE TER UMA IDÉIA O MAIS LONGO ADMINISTRADOR DO MUNICÍPIO FOI LOURENÇO SARAIVA BARBOSA, QUE GOVERNOU DE 1930 A 1945 E O PRIMEIRO ADMINISTRADOR ELEITO PELO VOTO DIRETO FOI FRANCISCO RAULINO, ELEITO EM 1945".
(2) DIAS, Carlos Alberto. Câmara Municipal de Altos: Memória Histórica. 2. ed. rev e ampl. Altos: Câmara Municipal, 2004.