Na ultima sexta-feira (20), no Ponto de Cultura de Alegrete do Piauí, foi realizada a VII Conferência Municipal de Saúde com o tema “Acesso e acolhimento com qualidade: um desafio para o SUS.” Durante todo o dia, autoridades e diversos profissionais da saúde e de outras áreas como educação, assistência social e meio ambiente, acompanharam toda programação que envolveu apresentações musicais, palestras e esclarecimentos.
Dentre o diversificado e atrativo evento teve apresentação de dança com Edilberto Lima e Esmeire Viana; musical sobre higiene bucal das alunas do 1º ano da escola Francisco Elpídio Ramos; a animada paródia dos Agentes de Saúde; além com o divertido jogral dos Técnicos de Saúde de Alegrete sobre o “Serviço com amor”.
A Secretária Municipal de Saúde de Alegrete do Piauí, Jannaína Alencar, apresentou um esboço do diagnóstico da situação da saúde local, onde expos os resultados do seu trabalho a frente da Secretaria e junto ao Prefeito Márcio Alencar, como na adesão de diversos programas sediados no município.
O conferencista foi o Enfermeiro Especialista em Gestão e Avaliação em Saúde, Átila Araújo, que também é Especialista em Saúde do Trabalhador, Membro do Grupo de Pesquisa em Saúde Coletiva da UFPI, Professor da UFPI campus de Picos, além de Coordenador das ações da atenção primária à Saúde do Município de São João da Canabrava. Em sua palestra objetiva, dinâmica e interativa, apresentou a atual situação do SUS em nível nacional de modo reflexivo e expondo os pontos positivos e negativos do Sistema, bem como as formas para melhora-lo e acredita-lo.
Durante a etapa em grupos, os participantes puderem sugerir diversas ideias, aprovadas na plenária final, para melhorar ainda mais a qualidade da saúde no município, tornando-a mais humana, mais abrangente e mais próxima da população.
O evento, considerado um sucesso por todos os organizadores e participantes, foi encerrado com as palavras da primeira-dama do município, a Enfermeira Andréa Souza, que ressaltou a importância da conferência e a felicidade em ver a boa participação da população bem como o grande trabalho que a Secretária Municipal de Saúde vem realizando ao longo de pouco mais de 2 anos da gestão.