|
Foto: reprodução
A Prefeitura de Alegrete do Piauí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde através da vigilância em saúde do município, emitiu um alerta quanto a existência de casos ativos de COVID-19 .
A coordenadora de vigilância em Saúde de Alegrete do Piauí, Kélia Ramos, destacou a importância dos cuidados orientados sobre como prevenir uma possível contaminação. “É importante ressaltar que a covid-19 é uma realidade que está presente entre nós, por isso, deve-se ficar atento aos principais sintomas e, se persistentes, procurar uma unidade de saúde mais próxima. Quanto às medidas preventivas, é importante destacar o uso de máscara em locais fechados, higienização das mãos e, isolamento para casos positivos”, disse a gestora.
De acordo com o relatório atualizado da secretaria municipal de saúde do município, dos dias 1 a 8 de setembro, foram testados 77 sintomáticos, destes, 15 resultaram positivos. Quanto aos testes rápidos, estes estão sendo realizados nas unidades da sede do município, para melhor prestar um serviço à população. Para a realização do mesmo, o ideal é entre três e sete dias, se positivo, manter-se em isolamento por sete dias.
Kélia orientou ainda sobre as vacinas contra a COVID-19, para que pessoas com esquema vacinal desatualizado ou que não possua nenhuma vacina contra a doença, dirija-se a uma unidade de saúde básica mais próxima.
A equipe de vigilância em saúde de Alegrete do Piauí se mantém à disposição, prestando orientações necessárias nas redes sociais e em espaços públicos, afim de conscientizar a população do município quanto aos cuidados preventivos contra a covid 19.