A segurança e estrutura de algumas pontes voltou a ser assunto de preocupação, desta vez, na BR-316, no município de Alegrete do Piauí, na região Sul do Piauí. Imagens mostram fissuras na cabeceira de uma ponte, que têm alarmado motoristas e moradores da região.
As marcas de desgaste no asfalto, inicialmente atribuídas ao tráfego constante de veículos pesados, se agravaram devido ao recente período chuvoso, comprometendo ainda mais a integridade da estrutura. O prefeito Márcio Alencar, do PT, chama atenção dos órgãos fiscalizatórios e responsáveis, para interdição e manutenção da ponte.
O estado de alerta ganhou maior proporção após o recente colapso de uma ponte que ligava os estados do Maranhão e Tocantins. A tragédia, que causou transtornos e comoção, fez com que a atenção às condições de pontes e viadutos se intensificasse em todo o Brasil.
A situação da ponte na BR-316 em Alegrete mostra a importância da manutenção preventiva dos órgãos responsáveis dessas pontes e do impacto das condições climáticas.