Foi aprovado, durante a última sessão (12) da Câmara Municipal de Vereadores, o Projeto de Lei do Plano Municipal de Educação (2015 – 2025), elaborado e desenvolvido com a participação popular e dos profissionais da educação de Alegrete.
O PME é um documento que define metas educacionais para o município por um período de 10 anos. Trata-se de uma exigência prevista na Lei Federal nº 10.172, de 9 de janeiro de 2001. Este Plano foi elaborado em consonância ao Plano Estadual de Educação e ao Plano Nacional de Educação e, ao mesmo tempo, garantindo a identidade e a autonomia do município. O PME contempla cinco eixos: I Educação Infantil e Fundamental; II Ensino Médio, Educação Profissional e Ensino Superior; III Inclusão e Diversidade, Educação de Jovens e Adultos; IV Valorização dos Profissionais da Educação; V Gestão e Financiamento da Educação.
Durante a sessão na Câmara, a Secretária Municipal de Educação, Valdenia Silva, reafirmou o compromisso do Prefeito Márcio Alencar para com este segmento. “Desde junho de 2014 esta administração tem custeado formações em Teresina para equipes junto aos técnicos do Ministério da Educação, expressando assim o seu compromisso com o ensino de nosso povo e o desafio de construir uma educação de qualidade em nosso município.”, disse a Secretária.
Valdenia destacou ainda a alegria, enquanto gestora da educação, em poder defender uma causa tão importante para os educadores e agradeceu a participação efetiva dos profissionais do ensino que segundo ela envolveram-se empenhados na elaboração do PME.
Confira as fotos!
Fotos: Francisco Silva