Em pesquisa feita pelo jornal Folha de São Paulo, divulgada neste domingo (28), Água Branca, a cerca de 100 km da capital, levou o terceiro lugar no Ranking de Eficiência dos Municípios - Folha (REM-F). Com média máxima de 1, o município tem a nota 0,557, sendo considerado Eficiente por conseguir otimizar a aplicação dos recursos municipais que dispõe para administrar.
A pesquisa leva em conta três itens principais: Saúde; Educação e Saneamento Básico. Nos três itens analisados, Água Branca está acima da média brasileira, à frente de cidades de maior porte no Estado, como Teresina, Parnaíba e Floriano. No universo de todas as cidades brasileiras analisadas, Água Branca está 263º lugar. A capital, por exemplo, está apenas em 818º lugar.
"Desde o início da gestão, nós temos o compromisso de gerir com responsabilidade os recursos públicos. Com isso, pretendemos dar mais eficiência e resultados para que a população possa sentir, de fato, os efeitos da boa gestão. Gerir um município só vale a pena se estivermos focados em uma administração voltada para as pessoas. O município só cresce se a população consegue se desenvolver também, por isso o desenvolvimento deve vir para todos", revela Jonas Moura (PSD), atual prefeito do município e candidato à reeleição.
A pesquisa revela ainda que apenas 24% das cidades ultrapassam 0,50 na nota, podendo ser consideradas eficientes. Ainda segundo a publicação, só 26% dos brasileiros aprovam a gestão de suas prefeituras. Em 2015, Água Branca foi considerada pelo Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal (IFDM) como o terceiro município mais desenvolvido do Piauí, tendo sido avaliada em saúde, educação e geração de emprego.
"O resultado de uma pesquisa feita por um veículo de respaldo nacional, como a Folha de São Paulo, só confirma ainda mais o fato de que este novo modo de governar, com transparência, com participação popular, utilizando os recursos de forma eficiente, numa gestão moderna, é o que dá mais resultados às pessoas e melhora a vida da população", finaliza Jonas Moura.
Confira o resultado: http://www1.folha.uol.com.br/remf/