O Geração Esperança, projeto que beneficia mulheres e jovens do município de Água Branca, recebeu, na última sexta-feira (21/08), 16 máquinas industriais e 75 violões adquiridos com verba oriunda do programa “Criança Esperança”, da Rede Globo em parceria com a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).
Atualmente, o projeto atende cerca de 50 mulheres da Associação dos Artesãos de Água Branca – idealizadora do projeto –,realizando capacitações sobre artesanato, criação de novos produtos, design e gestão, gerando emprego e renda para a região.
Além disso, o Geração Esperança oferece a, aproximadamente, 50 crianças e adolescentes, entre 6 e 15 anos de idade, reforço escolar, com aulas de português e matemática; e, também, aulas de música e violão.
Segundo a presidente da Associação, Neoci Castro, o projeto conta com o apoio da Prefeitura de Água Branca e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí. “Parcerias fundamentais para o sucesso do nosso projeto”, pontua.
Geração Esperança foi selecionado na 29ª edição do Criança Esperança, campanha da Rede Globo em parceria com a Unesco. Na seleção foram inscritos mais de mil projetos de todo o país.
O prefeito de Água Branca, Jonas Moura, destaca a importância do Geração Esperança para o município. “Projetos como esse são fundamentais para a autoestima das mulheres e suas crianças, ao tempo em que possibilitam a elas o aprendizado e novas oportunidades”, afirma.
Ainda segundo Jonas Moura, a prefeitura doou um novo espaço para que o projeto desenvolva suas atividades com uma melhor estrutura. Estiveram presentes na solenidade de entrega dos equipamentos autoridades da região e membros do projeto.