Três médicos do corpo clínico do Hospital Regional Dirceu Mendes Arcoverde foram enviados para participarem do Curso de Urgências e Emergências Pediátricas do SUS, no Hospital Albert Einstein. São eles: Raphael Melo, Thiêgo Ribeiro e Luzia Sales.
Apresentando o diferencial de ter sido pensado para adaptar-se à realidade do SUS e discutir, de forma prática, as principais condutas diagnósticas e terapêuticas, o curso tem o objetivo de tratar as principais urgências em crianças. Realizado no Centro de Simulação Realística do Hospital Albert Einstein, o curso é custeado com recursos do Ministério da Saúde.
Desde julho de 2012, o Hospital de Água Branca passou a fazer parte da rede como porta de entrada da Rede de Atenção a Urgências do Território de Desenvolvimento Entre Rios. “Com isso, iniciou-se uma série de mudanças, que vão desde a infraestrutura, com reforma e ampliação, até a aquisição de novos equipamentos e melhorias tecnológicas. É importante para a população de Água Branca que a nossa saúde se especialize cada vez mais.”, destaca Amilton Feitosa, diretor do Hospital Regional.
As mudanças também envolvem o fator humano do Hospital, englobando melhorias no acesso e qualidade dos serviços prestados, através do acolhimento com classificação de risco, regulação hospitalar, segurança do paciente, dentre outros. As capacitações foram iniciadas com a equipe de enfermagem, treinada no Protocolo de Manchester – que regulamenta o acolhimento com classificação de risco por meio de pulseiras –, pelo Instituto Sírio-Libanês, na capital paulista.