O Curso visa a capacitação dos profissionais da rede de atenção básica de saúde do território Entre Rios.
No primeiro módulo, o curso tem como tema “Construindo o cuidado em Rede a partir do acolhimento da Atenção Básica”. De acordo com a superintendente de Atenção à Saúde, Cristiane Moura Fé, “a capacitação tem o objetivo de conscientizar os profissionais de saúde dos municípios sobre a importância do cuidado, acolhimento e atendimento com as famílias na atenção básica”.
Projeto Qualisus-Rede
O projeto de Formação e Melhoria da Qualidade da Rede de Atenção à Saúde – QualiSUS, que visa apoiar a consolidação de um sistema integrado de serviços de saúde, estará realizando uma série de aperfeiçoamentos na região entre rios, que engloba a cidade de Teresina. Dentre essas mudanças estão a aquisição de 30 ônibus para transporte eletivo de pacientes, além da informatização de todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS).
O QualiSUS tem como objetivo destinar, a partir de acordo de empréstimo com o Banco Mundial, recursos para melhorias na forma de operacionalização das UBS. O projeto tem como princípio a construção de uma intervenção unificada ao Ministério da Saúde em articulação com Estados e municípios que possuem fronteiras com outros estados.
Outra melhoria que será implantada, diz respeito ao transporte eletivo de pacientes de toda a região para seus destinos. Através da aquisição de 30 ônibus, os pacientes poderão ter acesso aos procedimentos eletivos de saúde, o que possibilitará um avanço no atendimento especializado.
Todo o sistema de informática das UBS também será modernizado com a implantação do programa E-SUS, que objetiva a apuração de dados dos pacientes para que se construa um sistema de mapeamento dos mesmos. Através do E-SUS, os pacientes poderão ser reconhecidos em qualquer unidade em que forem atendidos, tendo como acessar seu protocolo, como por exemplo, se o paciente é diabético ou hipertenso.
As diretrizes da atenção básica também são trabalhadas no curso, a perspectiva das redes de atenção à saúde, incluindo um dos fortes componentes da política de humanização que é acolhimento e a classificação de risco.