Ainda repercute na Assembleia Legislativa a reunião que o deputado estadual Bira do Pindaré (PT) teve com estudantes do campus da UEMA - Universidade Estadual do Maranhão, de Bacabal, na última sexta-feira. O parlamentar está aguardando uma reunião com o reitor da UEMA que, até agora, não respondeu as tentativas de comunicação.
O tema UEMA voltou a ser pauta de debates na Casa Legislativa após a divulgação do ranking das universidades divulgado, nesta terça-feira, pela Folha de São Paulo. A Folha fez uma análise de todos os eixos estruturantes de uma Universidade, que envolve ensino, pesquisa, mercado, inovação, internacionalização.
No item ensino, a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) é a penúltima colocada do Nordeste. Portanto, a UEMA é pior que as universidades estaduais de nosso estado vizinho o Piauí, além da Paraíba e Sergipe que tem um território muito menor que o Maranhão.
Para o deputado Bira este é mais um número, como tantos outro, que demonstram o fracasso total do modelo de gestão do Governo do Estado. Para o parlamentar, a UEMA deveria ser priorizada pela Governadora, pois, a UEMA é um instrumento de fomentação do desenvolvimento do Maranhão, e oferece oportunidade para a nossa juventude, perspectiva de vida profissional, vida no mercado de trabalho e inserção real nos processos organizativos da sociedade.
?O nosso povo está sendo alijado dentre outras coisas porque não tem acesso às condições necessárias para a sua emancipação, e a universidade pública é uma das condições, e aqui, infelizmente, não tem sido uma prioridade?, protestou Bira.