Sucupira do Norte foi criada através do movimento de feirantes que se instalavam sob as sombras das faveiras e sucupiras, no entrocamento das estradas que ligam as cidades de Mirador, Pastos Bons e Paraibano.
O idealizador do local para aquela feira foi João Paraibano, auxiliado pelos amigos Pedro Noé, João Brito e outros, no início dos anos 50, vindo mais tarde comerciantes fixos que transformariam a feira de Sucupira em cidade emancipada, como Hilderico Rufino Guimarães, o jovem comerciante Luiz Gonzaga Carneiro, João Queiroz e outros que aos poucos foram fazendo crescer o movimento.
Somente em 13 de janeiro de 1960, através do Decreto do governador Newton Belo, depois de uma batalha travada por Manoel da Câmara Guimarães (o Manoel Doutor), com o apoio do então Deputado Temístocles Teixeira, Sucupira foi emancipada, desligando-se definitivamente do município de Mirador, cujos comerciantes exerciam uma espécie de rivalidade contra os sucupirenses. A nova cidade de Sucupíra do Norte, teve como primeiro prefeito Hilderico Rufino Guimarães, que governou por 2 anos, oportunidade em que repassou o cargo para o comerciante Luiz Gonzaga Carneiro.
Uma das curiosidades de sucupira do Norte é a fabricação da cachaça com uva, que inclusive deu nome a uma banda de forró, muito famosa na região, a banda cana com uva, tendo ainda o povoado Feira da Várzea, que é bastante visitado em época do festejo.