O apagão que afetou os nove estados do Nordeste do país desde o final da noite de quinta-feira (25) foi causado por um incêndio em um equipamento entre duas subestações de energia, segundo o Operador Nacional do Sistema (ONS), responsável por administrar o Sistema Interligado Nacional.
"Em princípio, sem identificação de causa com precisão ainda, houve um incêndio numa chave seccionadora de um equipamento, que é um capacitor-série do circuito 2 da linha de transmissão de 500 KV, entre as subestações de Colinas e Imperatriz, na interligação que liga os sistemas Norte e Nordeste ao sistema Sul Sudeste.", disse o diretor-geral do ONS, Hermes Chipp, em entrevista nesta sexta-feira ao "Bom Dia Brasil".
O apagão teve início por volta das 23h20 em diversas cidades de vários estados ficaram às escuras. Em Maceió, a maior parte dos bairros teve sua distribuição normalizada por volta das 3h. Em algumas localidades, no entanto, a falta de energia continua.
Nas ruas da capital, a sinalização está deficiente. Alguns semáforos estão apagados e outros em alerta, confundindo os motoristas.
O apagão foi confirmado em Alagoas, Pernambuco, Bahia, Rio Grande do Norte, Ceará, Sergipe, Paraíba, Maranhão e Piauí, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Amazonas, Pará, Tocantins e no Distrito Federal.
A assessoria da Eletrobrás/AL explicou que não possui informações concretas a respeito do fato, mas adianta que o problema não é na distribuidora de Alagoas e não há previsão para que o serviço seja restabelecido.
Segundo informações extra-oficiais, o problema teria começado na Usina Hidrelétrica de Paulo Afonso, na Bahia, ou no sistema interligado nacional, do Operador Nacional de Sistema Elétrico (ONS).
É a segunda vez nos últimos 35 dias que ocorre um apagão na Região Nordeste. Em 22 de setembro, segundo o ONS, um problema nas interligações Sudeste/Norte e Sudeste/Nordeste, atingiu o fornecimento de energia elétrica em parte da região Nordeste do país.