São João dos Patos/MA

Conheçam a Nova Iorque Maranhense

Nova Iorque é um município situado ao leste do Maranhão. Sua população é de aproximadamente 5.087 habitantes, uma das poucas cidades planejadas do nosso estado, Nova Iorque foi milimetricamente desenhada, com avenidas e ruas paralelas, goza do privilégio de ter por perto uma grande massa de água, advindos da proximidade do Rio Parnaíba e da represa Boa Esperança, o que proporciona aos turistas praias bastante procuradas.

Os primeiros indícios nos levam às origens do nome da cidade: Nova Iorque. De acordo com os relatos, deve-se este nome ao engenheiro norte-americano Edward Burnet. No imaginário social da cidade, em meados do século XIX, o estrangeiro chegara àquelas paragens. Havia sido nomeado pelo Governo do Império Brasileiro, chefe da missão, responsável por fazer a limpeza do Rio Parnaíba, desobstruindo-o das pedras que punham em riscos a navegabilidade das embarcações. Com o fim da missão, o ianque decide-se por fazer morada, ali, fundando uma vila, à qual cognominou de Vila Nova. Neste ínterim mandou erguer a primeira casa de alvenaria e coberta com telha, para logo em seguida abrir uma casa de comércio.

Por volta do ano 1890, a Vila fora desmembrada do município de Pastos Bons. Foi então que o engenheiro norte-americano, não só colaborou no planejamento do espaço arquitetônico da cidade, como também sugeriu-lhe o nome de batismo, em homenagem a sua terra natal. Às margens do Rio Parnaíba, na época, principal rota de ligação com o sertão, Nova Iorque tornou-se um ponto estratégico para o comércio, graças ao porto da cidade em que ancoravam as grandes e pequenas embarcações.

Todavia, por volta do ano de 1929, a cidade sofre sua primeira grande inundação. Devido às fortes chuvas que caíram, quando ?choveu quatro dias, dia e noite sem parar?, os habitantes da ?velha Nova Iorque? foram apanhados de surpresa pelo transbordamento do rio Parnaíba. Em meio à tempestade a cidade fora invadida pelas águas e os moradores viveram, pela primeira vez, a tragédia de quem viu tudo escorrer rio abaixo. Na ocasião, todas as residências, prédios públicos e casas comerciais foram destruídas, pelas forças das águas. Naquele mesmo ano, paulatinamente, os moradores foram reconstruindo a cidade, desta vez em terreno mais alto do que o antes escolhido pelo o engenheiro americano.

Contudo, o episódio que marcou a última e definitiva destruição-reconstrução da cidade de Nova Iorque deu-se no início da década de setenta, deixando, assim, profundas marcas na história de vida dos moradores da cidade. A cidade foi novamente tragada pelas águas do rio, em decorrência da construção da Barragem da Hidroelétrica da Boa Esperança, lançando os moradores em mais uma ?grande tragédia? de suas vidas, causando-lhes duros sentimentos de perda, deixando marcas indeléveis em suas memórias. Os moradores mais antigos, não gostam de tocar em tal assunto, pois relembram que tiveram que deixar suas casas alagadas e principalmente o velho cemitério com seus entes queridos, dos quais não puderam mais ter acesso.

Tudo isto faz de Nova Iorque, uma das cidades mais visitadas do Médio Sertão Maranhense, suas praias, seus habitantes, suas histórias e suas praias banhadas pelo Rio Parnaíba são atrativos que chamam a atenção de todo o Brasil, fazendo com que esta figure em programas como Vídeo Show, Globo Repórter, Fantástico, etc. Dentre as principais festividades anuais de de Nova Iorque estão: o Festival do Caju e o Festival de Quadrilhas.

NOTÍCIAS PIAUÍ