As obras de construção da nova via de acesso ao bairro Tabuleiro, em Parnaíba, foram iniciadas em setembro e estão avançadas, com previsão de serem entregues ainda este ano pelo Governo do Estado. A estrada promete melhorar a mobilidade e a qualidade de vida dos pescadores e moradores da região, além de ajudar muito o mercado de turismo.
Com investimento total de R$ 3,1 milhões, a obra é executada pelo Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi) e faz parte do Programa Orçamento Participativo (OPA). A nova via terá 2,6 km de extensão e contará com pavimentação asfáltica, meio-fio, sarjeta, bueiros e sinalizações horizontal e vertical. O projeto beneficiará as famílias que vivem na região do Rio Igaraçu, facilitando o acesso e impulsionando o desenvolvimento local.
O diretor-geral do Idepi, Felipe Eulálio, pontua que a obra reflete o compromisso de promover o crescimento sustentável, alinhado com as demandas da população por meio do Programa OPA: “Essa via de acesso é fundamental para melhorar a infraestrutura e a conectividade da comunidade local, além de valorizar o potencial econômico da região, especialmente para os pescadores que dependem do rio para seu sustento”
A secretária das Relações Sociais, Núbia Lopes, reforçou que a via levará desenvolvimento aos pescadores. "Os pescadores vão realizar o seu trabalho da melhor forma possível, vai ter mais gente da cidade circulando por aqui. Além disso, os turistas vão usufruir desse espaço com maior frequência", frisa a gestora.
A presidente da Associação dos Pescadores e Pescadoras Artesanais de Parnaíba, Maria das Graças, disse que a obra é importante não só para os pescadores do bairro Tabuleiro, mas também para os trabalhadores de todos os bairros da cidade. "Foram mais de 1.400 pessoas que optaram por essa estrada. O governador Rafael Fonteles está de parabéns por essa iniciativa do OPA e por nos proporcionar esse benefício tão importante, que vai incrementar os negócios para os pescadores e outros segmentos do mercado, dentre eles os agricultores que plantam macaxeira, feijão e outros produtos"
O morador do bairro Tabuleiro, Antônio Carlos, declarou que a estrada era esperada há bastante tempo, mas agora está sendo construída pelo Governo do Piauí. "No período de chuva, a gente passava aqui com a água no joelho, o sofrimento era grande para chegarmos aos nossos terrenos. Os bares e restaurantes não tinham como prosperar porque a falta de acesso dificultava a chegada dos clientes, mas com a construção dessa via de acesso tudo vai mudar para melhor", disse Antônio Carlos.